PROFCEM

Um dos maiores problemas atuais no ensino da Física é a forma como o assunto é abordado em sala de aula, com uma predominância exagerada de teoria e cálculos em detrimento do desenvolvimento da sensibilidade e intuição em relação à Natureza. O distanciamento da Física ensinada no Ensino Médio do dia a dia dos alunos passa a ser uma realidade, fazendo com que a Física que o aluno aprenda na Escola seja considerada “inútil” ou “coisa de maluco”. Não é incomum, conversando com pessoas de idades variadas, escutarmos que “ainda bem que me livrei da Física, nunca entendi nada daquela matéria”. O resultado é o surgimento de uma visão de mundo em que a ciência parece supérflua, na qual o senso crítico é ausente, onde múltiplas explicações não científicas da Natureza parecem se colocar em pé de igualdade com aquelas produzidas por centenas de anos de esforços incansáveis de gerações de cientistas.

profcem(dentro)

“Participantes do PROFCEM 2019 em visita a laboratórios do CBPF.”

profcem(dentro)2

“Oficina de experimentos: apresentação do trabalho realizado pelos participantes – turma PROFCEM 2019.”


Visando contribuir para o debate desta situação, o CBPF instituiu, desde 2010, o Programa de Formação Continuada de Professores do Ensino Médio (PROFCEM). Trata-se de uma iniciativa que visa chamar a atenção dos professores para essas questões e incentivá-los a tentar utilizar uma abordagem experimental e voltada para temas contemporâneos em suas aulas. O PROFCEM acontece sempre no âmbito das Escolas do CBPF, que têm periodicidade bianual. O programa está estruturado para estimular o ensino de Física através de experimentos de baixo custo, trazer a Física Moderna para o Ensino Médio e buscar as últimas tecnologias educacionais para divulga-las junto aos professores.

Em 2021, dadas as circunstâncias trazidas pela pandemia, o PROFCEM ocorrerá de maneira completamente remota. As atividades propostas serão as seguintes:

  1. Oficina de experimentos de baixo custo sobre temas de Física Clássica;
  2. Minicurso sobre vídeo-análise de experimentos sobre fenômenos clássicos, com software gratuito;
  3. Acompanhamento remoto de experimentos didáticos de Física Moderna;
  4. Visitas virtuais a laboratórios de pesquisa no CBPF;
  5. Palestras sobre temas de fronteira na Física contemporânea.

 

A programação detalhada está sendo preparada e será divulgada muito em breve. Faça sua inscrição no botão abaixo!

WhatsApp Image 2021-03-28 at 19.02.24

“Montagem de experimentos de baixo custo
(PROFCEM 2019).”

Edições Anteriores

 20102012201520172019

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.